segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Os benefícios da zumba, a dança do momento!


Boa para o coração.

A zumba é a modalidade de dança do momento. Por todos os lados há anúncios de divulgações de aulas e pessoas comentando sobre seus benefícios a curto prazo. A maioria das escolas que oferecem esse tipo de dança já está com as turmas lotadas. O motivo? Além de ser uma atividade física superdescontraída e fácil de aprender, pode queimar até mil calorias em uma hora de aula. Uau!

Para quem pretende entrar em forma ainda neste verão, esse exercício com cara de brincadeira cai como uma 'luva', principalmente para aqueles que fogem da rotina de treinos tradicionais e repetitivos das academias. 'As aulas são uma mistura de ginástica com movimentos de dança embalados por ritmos latinos e internacionais como Cumbia, Reggaeton, Salsa e Merengue. A zumba ganha cada vez mais adeptos, as nossas turmas sempre estão cheias', revela Caroline Pascarelli, professora de Zumba da Contours (academia exclusiva para mulheres).

A zumba não exige perfeição, nem muita dificuldade nos movimentos, é uma modalidade individual com coreografias orientadas pelos professores, onde trabalha-se em círculos, colunas, linhas, dividindo a sala em duas partes, um grupo de frente para o outro para que se tenha uma maior interação entre os alunos.

'A aula é fácil e todos se divertem. Essa alteração de formato faz com que gere um clima maior de amizade entre os alunos', afirma a professora de Zumba, Caroline Pascarelli.

Foca na queima de calorias!

Uma hora dançando zumba pode queimar de 600 a 1000 calorias, por isso essa modalidade de aula tem sido tão procurada. A zumba mistura ginástica alternando movimentos aeróbicos e localizados, acelerando o metabolismo e o gasto calórico.

Fortalece os músculos inferiores

A zumba também auxilia na eliminação de toxinas e combate a retenção de líquidos, além de trabalhar todos os músculos do corpo. 'Principalmente os músculos inferiores (quadríceps, glúteo, posterior de coxa e panturrilha), além da musculatura do core, que envolve músculos da região abdominal, glúteo e costas', ressalta a professora de Zumba, Caroline Pascarelli.

Boa para o coração

As músicas tocadas nas aulas são, em sua maioria, ritmos latinos extremamente contagiantes, por isso, melhoram o astral e aliviam o estresse. Mas quem diria que a aula de zumba também beneficia ao coração?

'Sim, ela provoca uma melhora no sistema cardiovascular por meio do aumento das batidas do coração e devido ao maior volume de sangue que ele leva para o corpo, principalmente para os músculos', assegura Caroline Pascarelli.

Compare!

A queima calórica da zumba é parecida com a de outras atividades como Muay Thai, Corrida, Spinning e Body Attack. Porém essa aula de dança pode ser mais divertida para quem não curte muito movimentos repetitivos.

'A proposta é inserir todas as pessoas na prática da atividade física brincando e ao mesmo tempo melhorando o sistema cardiovascular, fortalecendo musculatura, gastando muitas calorias, melhorando o equilíbrio, a concentração, aliviando o estresse e, principalmente, transformando a aula numa verdadeira festa', finaliza a professora.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Zumba queima 1.000 calorias por aula e deixa o bumbum durinho


Não aguenta mais os equipamentos da academia e quer investir em uma atividade mais divertida? Experimente fazer algumas aulas de Zumba. O exercício mistura movimentos aeróbicos já conhecidos de quem faz atividade física com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e o merengue. "Os treinos são intervalados e de total resistência, para maximizar a queima de calorias, beneficiar o condicionamento cardiovascular e promover a tonificação corporal por completo", explica a professora Márcia Araújo Motta, da Cia Athletica de Brasília. Além disso, a Zumba é um prato cheio para quem procura emagrecer: cada aula com duração de uma hora pode queimar até 1.000 calorias. Entenda mais sobre a Zumba e conheça seus benefícios:

Não precisa de equipamentos

De acordo com a especialista em Zumba Caroline Desena Pereira Pascarelli, dona da academia Contours São Judas, a aula de Zumba não necessita de qualquer equipamento para ser feita. "Começamos com um aquecimento e depois intercalamos exercícios aeróbicos - para o condicionamento cardiovascular -, e movimentos de dança que trabalham músculos de forma localizada", explica. Mesmo sem aparelhos, a atividade é muito intensa e capaz de queimar muitas calorias. 
grupo dançando zumba - Foto: Getty ImagesAs coreografias são simples
Algumas pessoas podem desistir de ingressar nas aulas de dança por serem iniciantes ou por julgarem ter um condicionamento físico pouco adequado. Mas essa desculpa não cola no caso da Zumba, que pode ser feita por iniciantes ou experientes na área. "O intuito é criar um sistema de ginástica dinâmico, excitante, divertido e eficaz, e não uma aula de dança comum", diz a professora Márcia Araújo Motta, da Cia Athletica de Brasília. O especialista educacional em Zumba Raphael Rosa, do Rio de Janeiro, afirma que qualquer pessoa, em qualquer nível de condicionamento, pode fazer as aulas e elevar o nível de atividade conforme for praticando. 
homem medindo a cintura com uma fita métrica - Foto: Getty Images

Os resultados são rápidos

"Em torno de três meses é possível perceber resultados visíveis, já que a queima calórica de uma aula pode chegar a 1.000 calorias", diz Raphael Rosa. Entretanto, a professora Márcia faz uma ressalva, dizendo que os resultados podem demorar mais ou menos dependendo do nível de intensidade com o qual o aluno faz as aulas e do preparo físico de cada um. "Mas assim que as mudanças começam a acontecer, o aluno se sente mais motivado e empenhado nas aulas", completa Márcia. 
mulher olhando o bumbum no espelho - Foto: Getty Images

Fortalece as pernas e o bumbum

O corpo é trabalhado como um todo na Zumba, porém os músculos dos membros inferiores (quadríceps, glúteo, posterior de coxa e panturrilha) são os que participam mais ativamente, ajudando a fortalecer principalmente pernas e bumbum. "Os músculos do centro do corpo, conhecido como CORE (abdômen, lombar, oblíquos, paravertebrais e membros superiores) também são muito trabalhados", diz a professora Márcia.  
mulher feliz deitada na cama - Foto: Getty Images

Deixa a autoestima lá em cima

"Nós trabalhamos com energia positiva e diversão, não importa se você errar os passos ou não aprender de primeira, o importante é interagir e não deixar de tentar, promovendo um alto nível de disposição", diz a professora Caroline. Os professores afirmam que é muito comum os primeiros alunos sentirem vergonha no início, por timidez ou medo de errar. "Mas conforme as aulas vão acontecendo, as pessoas se soltam e perdem a preocupação com o outro", completa o especialista Raphael. 
mulher dançando - Foto: Getty Images

Trabalha a sensualidade

"A princípio as pessoas procuram a aula porque querem emagrecer, mas são envolvidas pelos ritmos latinos, que falam muito sobre o amor e a paixão, criando uma atmosfera mais sensual", diz a professora Caroline. Na Zumba são feitas coreografias de salsa, merengue, cumbia e reggaeton. "Os movimentos latinos combinados com a dança elevam a autoestima e ajudam a despertar esse lado mais sensual no aluno."
Aula de zumba - Foto: Divulgação

Melhora a agilidade e equilíbrio

Além da condição cardiorrespiratória, a Zumba também trabalha a percepção espacial e a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos e melhorando o equilíbrio. "A mistura de movimentos em velocidades diferentes são as maiores responsáveis por esse ganho de agilidade e propriocepção", diz Raphael Rosa. A combinação de movimentos de um lado e do outro, com uma perna só, girando e outros passos muito precisos são determinantes para o equilíbrio, completa a professora Caroline.  
amigos - Foto: Getty Images

É um momento de fazer amigos

As coreografias são demonstradas pelos instrutores e feitas em grupo, todos participam, se integram e ajudam uns aos outros. "Além das coreografias individuais, podemos fazer danças em círculos, linhas e batalhas - estratégia na qual dividimos a sala em duas, colocando um grupo de frente ao outro, permitindo a troca de lugares e maior interação entre as pessoas", diz o especialista Raphael. "Mesmo nas coreografias individuais, a Zumba não deixa de ser compartilhada, com todos interagindo e se divertindo", diz Márcia Araújo.  

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

BRAÇOS TORNEADOS: VEJA DICAS PARA DEFINIR NA MEDIDA CERTA



Braços torneados: veja dicas para definir na medida certa

Entre as celebridades, a moda já pegou faz tempo. Nas academias, ter braços definidos começa a entrar na lista de desejos de muitas mulheres. Neste contexto, o diretor técnico da academia Bodytech, Dudu Netto, diz que “a musa do momento é a primeira-dama americana Michelle Obama”. A seguir, veja as dicas do profissional para ter braços definidos e femininos na medida certa:
1. Musculação - Praticar musculação está entre as atividades mais eficientes para melhorar o tônus muscular dos braços. “O mais importante é que a execução esteja correta e, principalmente, a carga esteja devidamente ajustada”, diz Dudu Netto. Ele recomenda que a série de exercícios para a região seja executada de duas a três vezes por semana.
2. Exercícios aeróbios - “O trabalho aeróbio ajuda a diminuir o percentual de gordura, deixando os músculos mais aparentes, mas é importante salientar que essa perda de gordura não ocorre em lugares específicos do corpo e, sim, de uma maneira geral”, diz o especialista.
3. Aulas e esportes - “Ginástica localizada, cross core e TRX são as aulas que mais trabalham os braços. Estes dois últimos treinamentos utilizam equipamentos suspensos para trabalhar a musculatura. Entre os esportes, eu indicaria natação, remo e windsurfe. O ideal é praticar estas atividades três vezes por semana”, explica Dudu.
4. Alimentação e repouso - “A melhoria da força ocorre após 12 semanas, mas os resultados estéticos surgem com mais facilidade. A sensação de inchaço após a prática de atividades físicas acontece graças a uma elevação na concentração de sangue na região. Para ter resultados duradouros é preciso uma combinação equilibrada entre treino, alimentação balanceada e descanso”, completa o especialista.

Fonte: gnt.com.br

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Cielo ganha quinto ouro em Mundiais ao vencer 50 m borboleta em Barcelona

César Cielo comemora a medalha de ouro nos 50 m borboleta no Mundial de Natação

O brasileiro Cesar Cielo venceu a prova dos 50 m borboleta, nesta segunda-feira, do Mundial de esportes aquáticos de Barcelona, e conquistou mais um ouro para o país na competição, o segundo no total. 

O nadador de Santa Barbara D´Oeste venceu a prova ao marcar 23s01, superando o americano Eugene Godsoe, prata, com 23s05, e o francês Frederick Bousquet, que fez 23s11 e ficou com a medalha de bronze. A prova dos 50 m borboleta não faz parte do programa olímpico.

Cielo conquista assim seu quinto ouro em Mundiais. Antes, ele já havia vencido os mesmos 50 m borboleta em 2011, em Xangai, mesma edição em que venceu os 50 m livre. Também venceu os 50 m e 100 m livre no Mundial de 2009, em Roma. Ele ainda nadará em Barcelona nos 50 m livre.

"Pro pessoal que está em casa, a gente fica nervoso, ansioso, imagina o pior, o melhor. Somos um ser humano normal. Eu só tenho a agradecer mesmo. É meu sexto ano subindo em pódio de Mundial. É a quinta vez que sou campeão mundial de longa. Quando eu era menino não achava que fosse chegar até aqui", disse Cielo ao Sportv.

Outro brasileiro na prova, Nicholas Santos, campeão mundial dos 50 m borboleta no Mundial de piscina curta, ficou na quarta colocação.

Cielo e Nicholas haviam feito os melhores tempos ao lideram as semifinais no último domingo. Cielo liderou a primeira bateria das semifinais, com o tempo de 22s86. Entretanto, na segunda bateria, Nicholas Santos superou o compatriota com o tempo de 22s81 e registrou o melhor desempenho no geral.

O Brasil agora soma sete medalhas no total no Mundial de Natação de 2013, sendo a segunda em piscinas.  Pouco antes do ouro de Cielo, Felipe Lima havia ficado com o bronze nos 100 m peito. Outras cinco haviam sido conquistadas todas nas provas de maratona aquática.

O melhor resultado do Brasil ocorreu na última terça-feira, quando Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha fizeram uma dobradinha na prova de 10km, conquistando as medalhas de ouro e prata. 

Poliana já havia sido prata nos 5 km, mesma prova na qual Ana Marcela ganhou medalha de bronze. O país ganhou também o bronze no revezamento da maratona aquática, com Poliana Okimoto, Allan do Carmo e Samuel de Bona na prova de 5 km por equipe.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Brasilienses gastam até R$ 3 mil por mês para manter corpo sarado

Além da mensalidade da academia, valor inclui nutricionista, personal trainer e suplementos
De acordo com Fernanda Coutinho, tem meses em que ela gasta além de R$ 2 mil para manter a boa forma

A estudante e massagista Fernanda Vieira Coutinho, de 26 anos, que mora no Lago Sul, região administrativa do Distrito Federal, avalia que o investimento no corpo vale a pena. Ela gasta em torno de R$ 2 mil por mês, para manter o corpo como deseja.  

   — Juntando tudo dá mais ou menos isso. Às vezes gasto até mais. Tem academia para pagar, que não é barata, suplementos, roupas, nutricionista e personal trainer. Acredito que uma pessoa que tenha um corpo bonito tem chances de ser notada.       

Fernanda também explica que todos os dias levanta cedo, come um pão integral com queijo, toma um copo de suco e vai malhar.      

— Vale a pena investir porque ao mesmo tempo em que eu fico com o corpo que quero, também cuido da saúde. Ou seja, gasto agora e evito ter problemas no futuro.       
Segundo o personal trainer e nutricionista Bruno Fischer, os gastos para manter um corpo saudável não são baixos. As consultas com nutricionistas em Brasília variam de R$ 250 a R$ 400. Além desse gasto, os alunos também se preocupam em ter um personal para acompanhá-los diariamente.

— Com esses profissionais, as pessoas gastam cerca de R$ 100 a hora aula. Ou seja, se você malhar três vezes por semana, terá de desembolsar por mês R$ 1,2 mil. Sem falar nas mensalidades das academias, que ficam em torno de R$ 300 a R$ 600.  
  
A arquiteta Carolina Nathair Santos, de 34 anos, gasta quase R$ 3 mil por mês, pois não consegue malhar sem um personal trainer devido a um problema que ela tem na coluna.  
  
— Ele me ajuda e me motiva. Sei que esse gasto não é em vão e vale a pena. Principalmente quando você quer ter um corpo bacana e evitar problemas de saúde. Tenho a sorte também de ter uma mãe vegetariana. Com isso, aprendi desde cedo a cuidar da minha alimentação.

Outro personal trainer que afirmou não ser barato ter um corpo dos "sonhos" é Michel Santos Silva, que trabalha há oito anos na profissão. Ele explica que existem personais trainers que chegam a cobrar até R$ 160 a hora-aula. 

— Teve tempos em que eu cobrava R$ 110, quando alunos me contratavam para acompanhá-los em academias onde eu não atendia. Esses valores variam muito e depende do profissional.
 
Em Brasília, existem academias sofisticadas que oferecem um leque de modalidades aos alunos. Como musculação, boxe, jump, mat pilates, running class, step e outros. Uma delas é a Unique, localizada em um shopping do Guará, região administrativa do DF. O preço da mensalidade nessa unidade, assim como em outras, vai de R$ 279 a quase R$ 600. De acordo com a gerente de vendas da Unique, Lina Guedes, a diferença está no plano escolhido pelo cliente.    
 
— O plano mensal tem um preço e o anual tem outro. O bom é que aqui nós temos muitos professores que acompanham os alunos. Além disso, nossos pacotes são variados e o cliente fazem todas as aulas que desejar. Sem falar no nosso espaço que é grande e tem estrutura de primeira.     

Outra academia também conceituada em Brasília é a Body Tech, que possui três unidades no Centro-Oeste. De acordo com o gerente regional da academia, Bernardo Rosse, o que diferencia o estabelecimento dos concorrentes é que suas atividades são das mais modernas que existe no mercado e seus equipamentos são de última geração.     

— Nossas aulas têm um conceito mais atual de atividades funcionais. E nosso preço está nessa média das outras academias. Nosso ticket médio é de R$ 350.    

Além dessas duas unidades para musculação, outras, como a Companhia Athletica e a Vip Training, ambas localizadas no Lago Sul, região administrativa do DF, também têm um preço mais elevado e oferecem serviços diferenciados.     

Em relação aos suplementos, o dono da loja Pump Suplementos, na Asa Norte, área central de Brasília, Cayo Costa, diz que vende em média R$ 500 por dia e que os produtos que mais saem são o Whey Protein, que serve para o ganho de massa magra, e o BCAA, que ajuda na recuperação muscular.     

— Meus clientes gastam em torno de R$ 300 por mês. Mas eu já tive clientes que chegaram a pagar R$ 1,1 mil por mês.     

Academias mais baratas    

Nem todos os brasilienses, no entanto, estão dispostos a pagar caro pelas academias. Este é o caso da dona de casa Letícia Batista Ferreira, de 24 anos, que opta por um local mais em conta para malhar. Letícia paga uma mensalidade de R$ 60 reais em uma unidade de musculação que existe em Sobradinho, região administrativa do DF.     

— Eu acho muito caro uma mensalidade de R$ 300. Batalho para pagar a minha, que nem é tão cara. Independentemente se você paga uma academia top ou simples, você tem de ter disciplina na hora da alimentação. Não adiante malhar em uma [academia] cara se você não se cuidar.     

Em outra unidade de musculação com o preço mais acessível, como na Academia Halteres, localizada na Asa Norte, área central de Brasília, o valor da mensalidade varia de R$ 49,90 a R$ 79,90. Já, na Academia Cia do Físico, em Sobradinho 2, região administrativa do DF, a mensalidade é de R$ 80 no primeiro mês e R$ 60 nos outros.  
Atualmente existem 541 empresas registradas no Conselho Regional de Educação Física que exploram as atividades físicas. Dentre elas, estão as academias e os clubes.   

sábado, 18 de maio de 2013

Vaidade em excesso faz mal à saúde: Especialista explica os perigos do uso de anabolizantes



Muitos jovens e adultos, na ânsia de definirem a musculatura, tendem a “pular etapas” ao perceberem que modelar o corpo através de exercícios é algo demorado e sofrido, e por isso, acabam recorrendo aos anabolizantes.

Casos recentes como o do cantor Netinho, internado com forte dor abdominal em função de uma hemorragia no fígado, colocou mais uma vez o assunto em pauta quando os médicos responsáveis pelo caso informaram que o quadro do cantor poderia ter sido causado pelo uso de anabolizantes.

Em entrevista ao Virgula Lifestyle, o Dr. Jomar Souza (Especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte – SBMEE), afirmou que os padrões de beleza impostos pela sociedade é o que leva a tal comportamento.
“A sociedade moderna criou um ideal de beleza, tanto masculina como feminina, no qual as mulheres precisam ser magras, altas e ter um corpo definido, enquanto os homens precisam ser musculosos, ter um bíceps grande e um peitoral bem trabalhado. Mas para se conseguir isso de modo natural é fundamental que se tenha genética, alimentação e treinamento adequado. Como a maioria não pode contar com a questão da genética e quer de qualquer forma um resultado rápido, busca essas características através do uso do anabolizante, porque fica muito fácil conseguir atingir esse ideal de beleza", afirma. 
Mas apesar do efeito quase imediato que o produto proporciona, o médico alerta que ele oferece também uma série de efeitos danosos à saúde e que acabam não compensando o benefício de ter uma imagem corporal que a pessoa tanto almeja.
“Em três ou quatro meses de uso a pessoa já tem grande diferença em relação ao que era antes de começar o uso do anabolizante. O resultado rápido equivale a mais de um ano de treino intensivo e dieta adequada para uma pessoa que não usa o produto. O problema é que esse resultado vem muito mais rápido do que o surgimento de qualquer efeito colateral. Quando se faz o diagnóstico do problema já se decorreu um prazo muito grande e a doença já está instalada há muito tempo, o que torna o tratamento mais complicado", diz Souza. 
Ainda de acordo com o especialista o fígado é um dos órgãos acometidos e são frequentes os casos de hepatomas, de câncer de fígado. Além disso, o uso de anabolizantes provoca também atrofia testicular.

“No caso dos homens, eles apresentam azoospermia (ausência de espermatozóides), diminuição da libido e impotência porque a droga mexe com o equilíbrio hormonal. Quem toma esteroides anabolizantes, além de problemas de pele, como a acne, e perda de cabelo, pode ter complicações cardíacas muito graves. Isso porque essas drogas aumentam o nível do mau colesterol e diminuem o do bom colesterol no sangue e deixa a pessoa mais sujeita a infartos e anginas", completa. 
Souza explica que nas mulheres o efeito masculinizante provoca diversas alterações no corpo. “O hormônio, com características sexuais masculinizantes, é responsável pela distribuição de pêlos, pelo timbre de voz grave, o pescoço também fica mais grosso e elas podem desenvolver até mesmo o gogó (pomo de adão), visto apenas em homens."
Souza conta ainda que o anabolizante se torna algo viciante, já que muitas pessoas até tentam parar de usá-lo, mas grande parte volta a recorrer ao produto.
“É muito comum que a pessoa use novamente o anabolizante depois de passar um tempo sem consumir o produto. Com a interrupção do uso, a pessoa perde todos aqueles efeitos e por isso, a grande maioria volta a usar para conquistar mais uma vez a massa muscular desejada. Uma vez usado, é muito difícil parar, por isso é necessário um suporte psicológico e um trabalho de incentivo à atividade física", afirma. 
Em contraponto, também surgiram os suplementos alimentares, que auxiliam os atletas a terem melhores rendimentos. Souza explica que a diferença entre anabolizantes e suplementos: “Os suplementos são produtos preparados com os mesmos ingredientes dos alimentos, ou até sintéticos que se aproximam muito dos naturais, utilizados para potencializar as dietas saudáveis dos atletas ou para pessoas que não têm uma alimentação saudável e necessita suprir as necessidades de algum nutriente."
“Já os anabolizantes são compostos de esteróides artificiais, como testosterona e outros medicamentos. Ao caírem na corrente sanguínea, alteram o funcionamento dos sistemas hormonal e nervoso, podendo causar sérios danos à saúde.“

Por isso, a sugestão para quem quer malhar e ter um corpo bem definido, mas com saúde, é procurar um médico de confiança, e jamais seguir a onda dos anabolizantes.
“As pessoas devem treinar, alimentar-se adequadamente e procurar um especialista em medicina esportiva para melhorar sua performance e o corpo“, completa o médico.