sexta-feira, 14 de junho de 2019

O importante é se mover! Conheça os 7 benefícios da hidroginástica para a saúde:
1. Doenças crônicas: os exercícios podem ajudar as pessoas com problemas como artrite, pois favorecem a melhor utilização das articulações afetadas.
2.Saúde mental: A hidroginástica pode melhorar o humor. A água morna pode diminuir o estresse, assim melhorando o humor e ainda reduzindo a possibilidade de depressão.
3. Suporte à flutuação: Um dos principais benefícios da hidroginástica é que os exercícios fornecem flutuabilidade e suporte para o seu corpo, assim evitando a possibilidade de lesões sobre músculos, ossos e articulações.
4. Aumento de resistência muscular: A hidroginástica pode agir sobre a região enfraquecida, contribuindo para que haja um melhor suporte para toda a massa muscular corporal.
5. Maior flexibilidade: O efeito da redução da força gravitacional enquanto estiver sob a água poderá conduzir a uma melhor flexibilidade do corpo. As articulações podem se mover de forma mais fácil através da ampla gama de movimentos realizados nas aulas.
6. Melhora o sistema cardiovascular: os exercícios revelam-se extremamente benéficos em termos de condicionamento cardiovascular.
7. Queima calorias: é muito eficaz para a perda de peso, pois praticar 1 hora pode reduzir de 450 a 700 calorias.

quarta-feira, 20 de março de 2019

De quantos dias de descanso entre os treinos eu realmente preciso?



Os músculos precisam de uma certa quantidade de descanso para ficarem fortes e hipertrofiarem. Enquanto algumas fontes sugerem que os músculos necessitam de 48 horas ou mais para se recuperar do exercício, outras mostram que pode não haver um tempo específico para esse descanso.
A busca pelo resultado a qualquer custo, independentemente de todas as limitações do corpo, às vezes prejudica muito nosso organismo. Na cabeça de muitas pessoas o descanso significa deixar de treinar e ter resultado, mas o certo é entendê-lo como parte do treinamento.
O excesso de treinamento desencadeia inúmeros problemas, incluindo redução do desempenho e lesões –aí, a pessoa que não quis ficar um dia sem treinar e descansar pode passar até meses sem fazer exercícios –, além de problemas cardiovasculares, imunológicos, alterações no sono etc.
O exercício é responsável por microlesões musculares, o que é responsável pelo processo de hipertrofia, e, consequentemente, liberação de íons de hidrogênio –responsável pela dor. Durante o descanso, os músculos têm o tempo devido para se recuperar, aumentando o número de células e também seu tamanho. E aí está o segredo. O seu processo de fortalecimento e força acontece como uma lição de casa. Depois da academia, você vai para casa descansar e sua musculatura e metabolismo estão lá fazendo todo o dever de casa.
Algumas pesquisas sugerem que, como a dor muscular pode atingir o pico dois dias após o exercício, um mínimo de 48 horas de descanso é ideal para permitir a recuperação e prevenir lesões –pelo menos entre os atletas competitivos estudados. Outros especialistas sugerem descansar até 72 horas entre os treinos, se você é um iniciante no exercício, enquanto alguns dizem que oito horas de sono são suficientes para seu corpo se recuperar.
Finalmente, uma metanálise determinou que, para um desenvolvimento de força ideal, um a dois dias de descanso entre as sessões pode ser ideal para iniciantes que treinam três dias por semana e praticantes experientes treinando dois dias por semana.
Vale lembrar que o descanso não significa ficar parado. O que estou falando é do descanso da musculatura trabalhada. Se você, por exemplo, treinou hoje pernas, amanhã não treinará pernas de novo, mas não ficará sem treinar, poderá treinar membros superiores ou os músculos não trabalhados.
Ainda assim, há outros fatores a serem considerados quando se trata de determinar o descanso adequado, como a idade, a frequência de treino, o tipo de treino, a intensidade do treino, a duração do treino, a ingestão alimentar etc.

Reforço que seus músculos não precisam de uma pausa total do movimento para se recuperar completamente. Um estudo descobriu que exercícios pós-treino de baixa intensidade –como nadar ou caminhar – podem auxiliar no relaxamento muscular, o que beneficia a recuperação. Recuperação não significa necessariamente sentar-se no sofá o dia todo! Ioga, pilates, corrida leve ou natação podem ser consideradas atividades de "dia de descanso", dependendo do seu nível de condicionamento físico.
Você também pode procurar tratamentos mais suaves para acelerar a recuperação, incluindo gelo, aquecimentos, alongamentos estáticos e massagem terapêutica. Além do mais, é imprescindível que preste atenção na nutrição pós-treino adequada.
Não há fórmula mágica para dias ótimos de descanso. Leve em consideração seu nível de condicionamento físico, intensidade, frequência e duração da atividade e procure sinais de que o corpo precisa de uma pausa, como dores musculares ou articulares crônicas e desempenho físico prejudicado. Certifique-se de reconhecer a diferença entre dor e uma possível lesão e, acima de tudo, não tenha medo de tirar um tempo para se recuperar e descansar. Em caso de dor crônica, procure um médico.
Referências:
– Burt DG, Twist C. The effects of exercise-induced muscle damage on cycling time-trial performance. Journal of Strength and Conditioning Research / National Strength & Conditioning Association, 2011, Dec.;25(8):1533-4287.
– Rhea MR, Alvar BA, Burkett LN. A meta-analysis to determine the dose response for strength development. Medicine and Science in Sports and Exercise, 2003, Jul.;35(3):0195-9131.
– Suzuki M, Umeda T, Nakaji S. Effect of incorporating low intensity exercise into the recovery period after a rugby match. British Journal of Sports Medicine, 2005, Feb.;38(4):1473-0480.
– Flann KL, LaStayo PC, McClain DA. Muscle damage and muscle remodeling: no pain, no ga in? The Journal of Experimental Biology, 2011, Jun.;214(Pt 4):1477-9145.
- – Tofas T, Jamurtas AZ, Fatouros I. Plyometric exercise increases serum indices of muscle damage and collagen breakdown. Journal of Strength and Conditioning Research / National Strength & Conditioning Association, 2008, Sep.;22(2):1533-4287.
– Urakawa S, Takamoto K, Nakamura T. Manual therapy ameliorates delayed-onset muscle soreness and alters muscle metabolites in rats. Physiological Reports, 2015, Feb.;3(2):2051-817X.
– Berardi JM, Price TB, Noreen EE. Postexercise muscle glycogen recovery enhanced with a carbohydrate-protein supplement. Medicine and Science in Sports and Exercise, 2006, Oct.;38(6):0195-9131.
– PHYSIOLOGIC RESPONSES AND LONG-TERM ADAPTATIONS TO EXERCISE.
Fonte: https://paolamachado.blogosfera.uol.com.br/2019/03/14/quantos-dias-de-descanso-entre-os-treinos-eu-realmente-preciso/

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Os números da obesidade e o que fazer para conter essa epidemia mundial

Artigo escrito por Dr. João Aguiar, médico com graduação em Endocrinologia Clínica, medicina do esporte e fisiologia do exercício



Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.
Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde acaba de divulgar uma pesquisa mostrando que em 10 anos o número de obesos cresceu 60% e contribuiu para o aumento dos casos de doenças sistêmicas. A gordura visceral tem efeitos inflamatórios no organismo e potencializam as chances de Diabetes, infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) e câncer.

A incidência é maior em mulheres (59,8%) do que em homens (57,3%) e mesmo em crianças o número é alto, em torno de 15%. A prevalência de obesidade infantil vem apresentando um rápido aumento nas últimas décadas, sendo caracterizada como uma verdadeira epidemia mundial. Este fato é bastante preocupante, pois doenças observadas em adultos como hipertensão, dislipidemias e diabetes já vêm sendo diagnosticadas frequentemente em jovens.
A obesidade é uma doença de causa multifatorial, estando envolvidos fatores genéticos e ambientais. Percebe-se um traço familiar, de modo que filhos de pais que estão acima do peso têm risco aumentado de se tornarem obesos. Contudo, não é uma tarefa simples avaliar até onde vai o papel da genética e qual a contribuição dos fatores ambientais, pois, além da hereditariedade, pais e filhos costumam compartilhar hábitos alimentares e de atividade física semelhantes.
Os fatores mais consistentes que poderiam explicar este crescente aumento do número de indivíduos obesos estão mais relacionados às mudanças no estilo de vida, com a diminuição da prática de exercícios físicos e aumento no consumo de alimentos ricos em açúcares simples e gordura, vale ressaltar que os problemas endocrinológicos e metabólicos são responsáveis por apenas 2% dos casos em crianças.
Para o tratamento da obesidade o ideal é adotar uma abordagem multidisciplinar com médico (pediatra e endocrinologista), nutricionista, psicólogo e educador físico. E esse tratamento deverá ser iniciado o mais breve possível, pois quanto maior a idade e peso mais difícil será a reversão de hábitos incorporados e alterações metabólicas.
É preciso ainda adotar medidas de caráter informativo e educativo que podem e devem ser implantadas, principalmente, no currículo escolar (educação nutricional). Entre essas medidas estão: o aumento da carga horária de Educação Física e estímulo à prática desportiva, além da necessidade de se promover a limitação do número de propagandas de alimentos que possam trazer algum mal à saúde.
O Brasil através do Ministério da Saúde assumiu como compromisso atingir três metas: deter o crescimento da obesidade na população adulta até 2019, por meio de políticas intersetoriais de saúde e segurança alimentar e nutricional; reduzir o consumo regular de refrigerante e suco artificial em pelo menos 30% na população adulta, até 2019; e ampliar em no mínimo de 17,8% o percentual de adultos que consomem frutas e hortaliças regularmente até 2019. O importante é que todos tenham consciência da necessidade de atuar juntos para conter o aumento desses números.


quarta-feira, 18 de outubro de 2017

NATAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: UMA OPÇÃO SAUDÁVEL E DIVERTIDA!

Envelhecer faz parte do processo natural da vida. Ao chegar à terceira idade, é indicado que se tenha mais cuidados com o corpo. Algumas situações como osteoporose e artrose tornam-se mais comuns. Praticar exercícios físicos nesse estágio, portanto, fortalece o organismo.

A natação é um esporte recomendado para idosos, pois pode reduzir a perda de massa óssea e muscular. Outro motivo é a redução do impacto das estruturas ósseas e articulares o que diminui os desgastes nas cartilagens. Todos estes benefícios previnem que um idoso tenha dores no corpo ou fraturas. Logo, a natação é um esporte seguro para a terceira idade.
Outros benefícios observados em quem pratica natação é a melhora na musculatura do abdômen e do assoalho pélvico. Está comprovado que há diminuição de problemas como incontinência urinária em quem pratica natação, especialmente nas mulheres. Também combate o sedentarismo, auxiliando na prevenção da hipertensão e da obesidade.
Em alguns casos, ao chegar à terceira idade, o idoso pode se sentir sozinho, já que não tem mais a rotina tão agitada de outras épocas. A natação é um estímulo para a convivência em grupo, a socialização e, consequentemente, combate casos de depressão, uma das consequências da solidão.
Os benefícios que a natação traz para qualquer estágio da vida são potencializados durante a terceira idade. A natação é um excelente esporte para incentivar uma vida saudável para todos!

 


terça-feira, 27 de junho de 2017

13 Benefícios da Hidroginástica Para Boa Forma e Saúde.



A hidroginástica é um exercício aeróbico leve que pode ser adotado por todos, independente da faixa etária. O pouquíssimo impacto oferecido e a refrescância da água para os dias mais quentes são apenas os principais motivos para você se sentir tentado a se exercitar nas piscinas. O público varia de gestantes a idosos, e os benefícios da hidroginástica envolvem sistema circulatório, força, controle de peso, articulações e até mesmo reduz a possibilidade de ocorrência de algumas doenças.


Vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios que a hidroginástica pode oferecer à sua saúde e boa forma.

1. Doenças crônicas

Os exercícios feitos nas aulas de hidroginástica podem ajudar as pessoas com problemas como artrite, pois favorecem a melhor utilização das articulações afetadas, sem oferecer risco de agravamento dos sintomas. Pesquisas identificaram melhora nos casos de pessoas com artrite reumatoide, além de reduzir dores de osteoartrite.

2. Saúde mental

A hidroginástica pode melhorar o humor. Pessoas com fibromialgia podem notar que os exercícios sob a água podem diminuir a ansiedade. A água morna pode diminuir o estresse, assim melhorando o humor e ainda reduzindo a possibilidade de depressão.
Os benefícios da hidroginástica para a saúde mente são importantes, principalmente, para crianças com deficiências de desenvolvimento, favorecendo assim a inserção no ciclo social, além de melhorar as relações familiares.

3. Velhice saudável

Os benefícios da hidroginástica podem ser interessantes para reduzir os sintomas e reações comuns no processo de pós-menopausa. Não só as mulheres, mas homens também podem desfrutar dessa contribuição dos exercícios na piscina, já que esses podem favorecer à saúde óssea.

4. Suporte à flutuação

Um dos principais benefícios da hidroginástica é que os exercícios fornecem flutuabilidade e suporte para o seu corpo, assim evitando a possibilidade de lesões sobre músculos, ossos e articulações. A água reduz até 80% de seu peso, o que causa menos pressão sobre as articulações, costas e torso, se a hidroginástica for comparada a exercícios realizados no solo.

5. Aumento de resistência muscular

Se compararmos a densidade da água com a densidade do ar, é possível destacarmos o aumento da resistência muscular. A hidroginástica pode agir sobre a região enfraquecida, contribuindo para que haja um melhor suporte para toda a massa muscular corporal. Os resultados dos exercícios feitos na água também são mais rápidos que aqueles realizados no solo.

6. Maior flexibilidade

O efeito da redução da força gravitacional enquanto estiver sob a água poderá conduzir a uma melhor flexibilidade do corpo. As articulações podem se mover de forma mais fácil através da ampla gama de movimentos realizados nas aulas, o que torna a hidroginástica ainda mais benéfica para idosos.

7. Melhora o sistema cardiovascular

Os exercícios de hidroginástica revelam-se extremamente benéficos em termos de condicionamento cardiovascular. Os exercícios beneficiam a frequência cardíaca, que é mantida a uma taxa inferior se comparados ao ciclismo ou corrida. Uma afirmativa um tanto quanto tendenciosa descreve que o coração parece funcionar melhor quando a pessoa está fazendo hidroginástica.

8. Queima calorias

Todos nós sabemos que os exercícios são a melhor opção para se livrar dos quilinhos a mais. No entanto, é importante que você saiba que a hidroginástica é muito eficaz para a perda de peso, pois praticar 1 hora pode reduzir de 450 a 700 calorias, sendo uma das alternativas para você eliminar os quilinhos extras.

9. Gestação segura

Os benefícios da hidroginástica também chegam às gestantes e bebês. Os movimentos feitos na piscina favorecem a liberação do hormônio relaxina, que marca presença nas articulações, e ainda pode auxiliar para uma melhor abertura do quadril, o que contribui para uma melhor passagem do bebê.
As gestantes ainda podem contar com a diminuição de edemas, que surgem com frequência no terceiro trimestre da gestação, devido ao aumento do feto, que pode comprometer da circulação do sangue, já que as artérias ficam mais comprimidas. A hidroginástica favorece o bom funcionamento do sistema circulatório de modo geral.

10. Apoio à recuperação

Algumas pessoas lidam com desconfortos ou adiam o retorno à prática de exercícios físicos após a realização de procedimentos cirúrgicos. A hidroginástica é a opção perfeita para aqueles que desejam retornar às atividades e não querem prejudicar o período de recuperação. As aulas podem auxiliar e fortalecer as articulações de joelhos, coluna, e ainda melhorar a sua postura.

11. Maior interação

Contrariando muitas afirmativas, a hidroginástica não é praticada apenas por idosos. As aulas consistem em exercícios individuais, em duplas, ou grupais, o que favorece as relações sociais. A interação necessária pode reduzir desconfortos resultantes da timidez, a qual pode dificultar a sua inserção social, e ainda tornar você uma pessoa menos inibida.
Esse benefício pode não só ser interessante para ser desfrutado durante os exercícios, como também pode ser levado como aprendizado para sua vida pessoal e até mesmo profissional.

12. Relaxamento

Diferenciando-se das badalações de academia cheia, música alta e grande esforço para levantamento de pesos, a hidroginástica é o exercício que pode ser escolhido não só para você entrar em forma, mas também para relaxar.
As atividades feitas na água exigem concentração, calma e controle de respiração, e esses momentos podem proporcionar relaxamento e descanso para sua mente se desligar dos problemas do cotidiano, podendo renovar as suas energias para mais desafios.

13. Tonifica músculos

Não pense que os benefícios da hidroginástica tangem apenas as funções cardiorrespiratórias e circulatórias, muito pelo contrário. Talvez essa seja a dúvida de muitas pessoas, mas não pense que você deve optar pela prática de apenas uma modalidade de exercício. As academias disponibilizam aulas de hidroginástica com dias alternados, ou seja, você poderá permanecer praticando musculação ou qualquer outro esporte junto a esses exercícios dentro d’água.
A hidroginástica pode favorecer a saúde dos músculos, ou seja, se você se dedica para uma melhor definição e hipertrofia, as atividades na piscina ainda poderão tonificar os seus músculos, então beneficiando também a saúde da massa muscular adquirida com dieta e treinos de levantamento de peso.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Zumba emagrece: detone 1000 calorias em uma hora

As aulas de Zumba ganham novos adeptos a cada dia. A maioria afirma que perdeu peso, ficou com o bumbum durinho, pernas e abdômen tonificados.

Resultado de imagem para zumba
Zumba emagrece sim! Por isso centenas de milhares de pessoas em todo o mundo estão aderindo a prática do Zumba Fittness. Neste artigo você vai ficar sabendo mais sobre a Zumba e sobre todos os benefícios que ela traz para sua saúde, conforme informações fornecidas pelo portal Minha Vida.

Porque a Zumba vem conquistando cada vez mais pessoas em todo o mundo?

As aulas de Zumba mesclam exercícios aeróbicos com a dança coreografada para os ritmos latinos. É uma aula extremamente divertida, por isso se tronou uma ótima opção para aqueles que estão cansados dos treinos e exercícios convencionais das academias. Este é um dos maiores atrativos da Zumba, além de promover o emagrecimento, fortalecer e tornear as musculaturas da pernas, bumbum e abdômen.

Saibam porque Zumba emagrece bem rapidinho e quais os outros benefícios que ela traz a saúde:

  • Zumba não exige aparelhos - Verdade, as aulas de Zumba não precisam de aparelhos para ser praticada. A base das aulas são execícios aeróbicos para melhoria do condicionamento cardiovascular e a coreografia das danças visam trabalhar os músculos de forma localizada.
  • As aulas são fáceis e divertidas - As coreografias são simples e todos se sentem muito a vontade em participar. Embora algumas pessoas se sintam constrangidas, temendo não conseguir acompanhar o ritmo, logo elas se adequam e passam a fazer as aulas de maneira descontraída e em pouco tempo conseguem executar as mais diferentes coreografias.
  • Zumba emagrece - Sim, as aulas de Zumba promovem o emagrecimento, uma hora de aula de queima aproximadamente 1000 calorias. Se você aliar a prática da Zumba com uma alimentação saudável, você vai perder peso rapidamente.
  • Em quanto tempo terei bons resultados - Não existem milagres, Zumba emagrece mas não do dia para a noite. Especialistas afirmam que em três meses de aulas continuas e com a mudança dos hábitos alimentares, os resultados são visíveis e a perda de peso tem deixado os alunos cada vez mais motivados.
  • Bumbum, abdômen e pernas torneadas - Todo o corpo é trabalhado nas aulas de Zumba, entretanto as musculaturas dos membros inferiores são os mais exigidos, gerando um excelente resultado para o bumbum, panturrilhas e coxas. Vale ressaltar que o CORE - Músculos do centro do corpo, também são trabalhados e tonificados, são eles: lombar, abdômen, oblíquos e paravertebrais.
  • Promove a autoestima e previne a ansiedade, estresse e depressão - Verdade, as aulas de Zumba são sempre muito descontraídas e divertidas. Auxilia na sociabilidade e na interação com o próximo. Mostra para o praticante que ele é capaz de realizar as aulas sem se preocupar com a opinião alheia, visando apenas seu bem estar e confiabilidade. Por tais motivos auxilia na prevenção da ansiedade e depressão e elimina o estresse diário.
  • Torne-se mais sensual - As aulas e coreografias propostas, fazem com que sua sensualidade aflore, deixando-a mais atraente e confiante.
  • Coordenação motora - As aulas proporcionam a melhoria da coordenação motora, auxiliando na melhoria do equilíbrio e agilidade.
Zumba emagrece e promove a melhoria da qualidade de vida para aqueles que a praticam.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

12 motivos para adotar a bike este ano

Pedalar não é simplesmente um exercício e tanto para pernas e bumbum – essa é apenas uma das razões pelas quais vale muito a pena colocar a bicicleta na rotina. Desde emagrecer e driblar o trânsito para o trabalho até economizar grana no fim do mês, você vai ver que não faltam vantagens em fazer da magrela sua melhor amiga:
1. Deixe as calorias pelo caminho
Se imprimir um pouco de velocidade às pedaladas ou escolher um percurso com subidas, o passeio vira um ótimo exercício, capaz de queimar até 250 calorias em meia hora – o equivalente ao mesmo tempo de corrida ou uma hora de natação.
2. Músculos firmes, articulações resistentes 
Quer coxas, panturrilhas e glúteos definidos? Pode apostar que vai conquistá-los girando pedal. O abdômen também trabalha, já que, para manter a postura ereta (e não sentir dor nas costas mais tarde), é importante mantê-lo contraído. “Pedalar ajuda a ganhar tônus muscular nessas regiões”, fala Pablius Braga, coordenador do centro de medicina do esporte do Hospital Nove de Julho, em São Paulo. O ciclismo também protege as articulações, o que é essencial para melhorar a qualidade dos movimentos no dia a dia e na hora de fazer outros exercícios. “Pedalando corretamente – sem estender demais ou de menos a perna cada vez que abaixar o pedal –, você fortalece articulações essenciais, como as de joelhos e quadris”, completa Pablius.
3. Prontinha para a corrida 
Quem gosta de apertar o passo na rua ou na esteira sabe que praticar uma atividade de fortalecimento muscular paralelamente à corrida é a melhor coisa para evitar lesões. “Pedalando, você trabalha os mesmos grupos musculares envolvidos no esporte (principalmente coxas e panturrilhas), mas sem impacto”, diz o treinador Fabio Celso, da assessoria esportiva Symbol TriTraining Sports Outdoor, em São Paulo. “Assim, fortalece o corpo para a corrida enquanto evita lesões.”
4. O colesterol despenca 
Uma pesquisa liderada pela biomédica Carmen Vinagre, professora e pesquisadora do Instituto do Coração, em São Paulo, revelou que pedalar acelera o metabolismo e faz com que o LDL, o colesterol ruim, seja eliminado mais rapidamente do organismo. “Essas partículas são metabolizadas cinco vezes mais rápido em ciclistas do que em sedentárias”, diz Carmen. Mas atenção: o resultado só aparece em quem se exercita, no mínimo, três vezes por semana.
5. O intestino funciona melhor 
De acordo com cientistas da Universidade de Bristol, na Inglaterra, exercícios aeróbicos, como o ciclismo, ajudam a reduzir o tempo que os alimentos levam para passar pelo intestino grosso e estimula os músculos dessa parte do órgão, responsável pela absorção de água e pela eliminação das fezes. Mais: a movimentação das pernas ativa os movimentos peristálticos (que empurram o bolo fecal para fora) e alivia a sensação de inchaço.
6. O cérebro fica sarado 
Não é todo mundo que encara pedalar no trânsito das grandes cidades para ir ao trabalho ou à faculdade todo dia. Se você ainda não tomou coragem, vale saber que usar a bicicleta só para se exercitar traz vários benefícios para o dia a dia profissional ou de estudo. É que atividades que exigem equilíbrio e reflexo rápido, como pedalar, ajudam a desenvolver a concentração e a controlar melhor a ansiedade e o stress – benefícios mais do que bem-vindos na nossa rotina louca, certo? Além disso, pedalar em ritmo moderado eleva a produção de endorfinas, substâncias que aumentam o bem-estar e dão um “refresh” na cabeça. Agora, já sabe: estressou ou tem um problema para resolver? Suba na bike!
7. Seu porquinho engorda 
A matemática não mente: se você trocar o carro pela bicicleta em percursos de 10 quilômetros três vezes por semana (nem precisa ser todo dia!), vai economizar cerca de 815 reais por ano com combustível. Se aposentar de vez o possante, consegue poupar mais que o dobro disso e ainda os gastos fixos de manter um automóvel, como seguro, IPVA, manutenção e estacionamento, que consomem algo em torno de 2,5 mil reais por ano. Se quiser fazer mais cálculos desse tipo, é só acessar o simulador de vantagens desenvolvido pelo núcleo de psicologia do trânsito da Universidade Federal do Paraná.
8. Sua rede social cresce 
Quem adora pedalar acaba fazendo novos amigos e conhecendo pessoas que... Curtem pedalar. E, se há uma tribo animada, é essa, que só cresce e adora explorar novos trajetos, conhecer trilhas na mata, sair à noite para girar pedal... Em São Paulo, o grupo Saia na Noite (www.saiananoite.com.br) reúne mulheres uma noite por semana para circular pela cidade. Teresa D’Aprile, a fundadora, começou a pedalar em 1992 como um jeito de superar o divórcio sofrido e não parou mais. Hoje, ela estimula mulheres que estão querendo dar uma guinada na vida e um chega para lá no sedentarismo. “Quando você entra em um grupo com um objetivo em comum, é fácil criar vínculos e conhecer gente interessante, que acaba ficando anos na sua vida”, diz.
9. O coração fica protegido 
Como todo exercício aeróbico, pedalar eleva a frequência cardíaca e estimula a respiração, diminuindo o risco de infarto. De acordo com a Associação Médica Britânica, pedalar 32 quilômetros por semana é suficiente para cortar pela metade o risco de doenças do coração. Pode ser difícil entrar no ritmo, mas vale a pena insistir. “Com a prática regular, o condicionamento melhora, você tolera mais o cansaço e os benefícios aumentam”, diz Pablius Braga.
10. Você dorme mais gostoso
Levantar para malhar de manhã pode não ser a coisa mais fácil do mundo, mas experimente uma sessão de pedal matinal para ver como compensa. Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, fizeram o teste com um grupo de sedentários que sofriam de insônia, pedindo que pedalassem de 20 a 30 minutos um dia sim, outro não. Em uma semana, os voluntários disseram que o tempo para adormecer caiu pela metade e a duração do descanso aumentou em uma hora. A explicação é que pedalar ao ar livre expõe você à luz natural, o que ajuda a regular o ciclo circadiano e reduzir o cortisol no organismo, hormônio que prejudica a chegada e a manutenção do sono.
11. A cidade parece mais bonita 
Já experimentou fazer a pé um trajeto da sua rotina normalmente percorrido de carro e viu como a gente descobre coisas que nunca tinha notado de dentro do automóvel? Quem pedala tem a mesma sensação: circular sobre duas rodas aproxima você da cidade e das pessoas e abre seus olhos para lugares – um café, uma lojinha, uma ruazinha onde não entra carro – antes invisíveis. “A bicicleta abre mil possibilidades de trajeto e você consegue observar e se locomover melhor”, diz Teresa D´Aprile. E isso ainda ajuda a fazer as pazes com a metrópole, que tantas vezes maltrata a gente com o trânsito, a poluição e a falta de educação das pessoas.
12. Sua autoconfiança bomba 
Tente lembrar: como se sentiu quando era criança e, finalmente, se livrou das rodinhas da bicicleta, conseguindo pedalar sem a ajuda de ninguém? Provavelmente a sensação era de felicidade e autoconfiança lá em cima. Pois esses sentimentos continuam mesmo quando, adultas, montamos na bike e saímos por aí. “A bicicleta mexe com a autoestima porque mantê-la em movimento só depende de você”, diz a psicóloga Pamela Magalhães, de São Paulo. Por isso também, pedalar é um santo remédio para os momentos de desânimo: você se conecta consigo mesma, define um objetivo (nem que seja dar duas voltas no parque) e fica realizada quando consegue cumpri-lo. 


Fonte: Boa Forma