segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Os benefícios da zumba, a dança do momento!


Boa para o coração.

A zumba é a modalidade de dança do momento. Por todos os lados há anúncios de divulgações de aulas e pessoas comentando sobre seus benefícios a curto prazo. A maioria das escolas que oferecem esse tipo de dança já está com as turmas lotadas. O motivo? Além de ser uma atividade física superdescontraída e fácil de aprender, pode queimar até mil calorias em uma hora de aula. Uau!

Para quem pretende entrar em forma ainda neste verão, esse exercício com cara de brincadeira cai como uma 'luva', principalmente para aqueles que fogem da rotina de treinos tradicionais e repetitivos das academias. 'As aulas são uma mistura de ginástica com movimentos de dança embalados por ritmos latinos e internacionais como Cumbia, Reggaeton, Salsa e Merengue. A zumba ganha cada vez mais adeptos, as nossas turmas sempre estão cheias', revela Caroline Pascarelli, professora de Zumba da Contours (academia exclusiva para mulheres).

A zumba não exige perfeição, nem muita dificuldade nos movimentos, é uma modalidade individual com coreografias orientadas pelos professores, onde trabalha-se em círculos, colunas, linhas, dividindo a sala em duas partes, um grupo de frente para o outro para que se tenha uma maior interação entre os alunos.

'A aula é fácil e todos se divertem. Essa alteração de formato faz com que gere um clima maior de amizade entre os alunos', afirma a professora de Zumba, Caroline Pascarelli.

Foca na queima de calorias!

Uma hora dançando zumba pode queimar de 600 a 1000 calorias, por isso essa modalidade de aula tem sido tão procurada. A zumba mistura ginástica alternando movimentos aeróbicos e localizados, acelerando o metabolismo e o gasto calórico.

Fortalece os músculos inferiores

A zumba também auxilia na eliminação de toxinas e combate a retenção de líquidos, além de trabalhar todos os músculos do corpo. 'Principalmente os músculos inferiores (quadríceps, glúteo, posterior de coxa e panturrilha), além da musculatura do core, que envolve músculos da região abdominal, glúteo e costas', ressalta a professora de Zumba, Caroline Pascarelli.

Boa para o coração

As músicas tocadas nas aulas são, em sua maioria, ritmos latinos extremamente contagiantes, por isso, melhoram o astral e aliviam o estresse. Mas quem diria que a aula de zumba também beneficia ao coração?

'Sim, ela provoca uma melhora no sistema cardiovascular por meio do aumento das batidas do coração e devido ao maior volume de sangue que ele leva para o corpo, principalmente para os músculos', assegura Caroline Pascarelli.

Compare!

A queima calórica da zumba é parecida com a de outras atividades como Muay Thai, Corrida, Spinning e Body Attack. Porém essa aula de dança pode ser mais divertida para quem não curte muito movimentos repetitivos.

'A proposta é inserir todas as pessoas na prática da atividade física brincando e ao mesmo tempo melhorando o sistema cardiovascular, fortalecendo musculatura, gastando muitas calorias, melhorando o equilíbrio, a concentração, aliviando o estresse e, principalmente, transformando a aula numa verdadeira festa', finaliza a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário