quarta-feira, 9 de maio de 2012

Como obter um físico olímpico

Então você quer ter um físico de um atleta olímpico? Primeiro você precisa decidir que tipo de atleta quer ser e analisar o seu físico atual.
© Bob Thomas/Getty Images
© Bob Thomas/Getty Images
Você pode ser miúda como a russa Olga Kaniskina. A campeã olímpica de marcha atlética, 20 km, tem 1,60 m de altura e pesa 43 quilos.

Você é um pouco maior do que a Olga? Então treine para ser um levantador de peso, como o alemão Matthias Steiner, que tinha 1,83 m de altura e pesava 140 quilos quando ganhou a medalha de ouro em Beijing em 2008, na categoria 105 quilos.

Alguns atletas nascem para seu esporte, como o nadador americano Michael Phelps. Com uma envergadura de braços de 2,01 m, um pouco desproporcional em relação a sua altura de 1,93 m, e um longo torso e pernas relativamente curtas, ele se torna perfeito para a natação.

Mas nem todos os campeões são tão perfeitos para seu esporte. Usain Bolt, que tem uma altura de 1,96 m, é um pouco mais alto que Phelps. Portanto, muito alto para um corredor de acordo com os padrões normais. Mas isso não o impediu de se tornar três vezes campeão olímpico e recordista em seu esporte.

Seja qual for seu tamanho ou forma, você precisará treinar sem parar para obter um físico olímpico. Nem seu trabalho é tão importante – muitos atletas também têm carreiras além do esporte.

Campeão olímpico de caiaque, o britânico Tim Brabants é médico de turno integral e precisa manter seus patrocínios para que possa continuar treinando para eventos importantes. Sua rotina diária consiste em treinamentos de 5 a 6 horas, divididos em três partes.

Começando às 7 da manhã, ele treina na água por duas horas. E o treino continua com corridas e natação para melhorar seu desempenho aeróbico. Depois ele vai para a academia onde malha por 90 minutos para trabalhar com a força, a resistência e os músculos centrais.

De repente você pode atingir seu físico olímpico em um esporte menos explosivo, com um treinamento menos excessivo. O arco e flecha, por exemplo. O que mais você precisa além de boa concentração e habilidades visuais? Você precisa de um treinamento específico de peso para fortalecer e melhorar a estabilidade nos braços e nos ombros.

Integrante do time de arco e flecha britânico, Naomi Flokard explicou que um treinamento de alto nível aeróbico ajuda a manter um baixo batimento cardíaco durante a competição. Isso significa longas corridas de 8 km e bastante malhação. “Se eu competir contra alguém que não faz exercícios aeróbicos eu sei que estou em vantagem”, diz Naomi.

A idade (quase) não deveria ser uma barreira entre você e seu físico olímpico. A incrível Jeannie Longo, que conquistou medalha de ouro para a França no ciclismo em 1996 nos jogos de Atlanta, foi vigésima quarta nos jogos de Beijing – com 49 anos.

Para as mulheres, nem mesmo uma barriguinha de grávida deve impedir. A norueguesa Ingrid Kristiansen, corredora de longa distância, ficou em quarto lugar na maratona de Los Angeles, em 1984. Ela correu de uma forma competitiva ao cinco meses de gravidez, sem saber que esperava um bebê.

Não tem certeza de qual é seu peso ideal? O velejador Ben Ainsile ganhou 15 quilos quando mudou de modalidade. Em Sydney ele competia na categoria Laser, e quatro anos mais tarde resolveu competir na categoria Finn em Atenas. O resultado? Medalha de ouro nas duas vezes. Isso prova que ser mais pesado não significa ser mais devagar.

Ainsile obteve dois físicos olímpicos, então você pode, sem dúvida, obter um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário