quinta-feira, 22 de março de 2012

Os benefícios do Treinamento Funcional

A aula de Treinamento Funcional é dinâmica e estimula os músculos de maneira global. Fotos: Mayara de Araújo e Viviane Pinheiro
Alonga, aquece, corre, empurra, puxa, levanta peso, senta e levanta, abaixa, avança, sobe e desce, agacha, segura o peso do corpo contraindo o abdome! Acabou? Não!! Agora, passa de um cone para o outro, volta correndo, segura firme uma corda e pedala vigorosamente. Seeeeeeelvaaaaaaa! E repete tudo, logo em seguida.
Essa é a sensação de quem conhece uma aula de treino funcional em forma de circuito. Marcando o tempo, o professor corrige a postura, observa, ensina o jeito certo do exercício e não deixa você parar. Tem, sim, intervalos entre um exercício e outro. Embora rápidos, necessários para a recuperação e para a funcionalidade da atividade esportiva.
E eu digo a vocês, por experiência própria: essa aula é o máximo! Eu, Nathália Lobo, e a bela Emanuelle Lobo, fomos convidadas pela academia Cross Gym para experimentarmos o treino funcional. Confesso que fiquei, assim, meio receosa. “Vocês já praticam atividade física?”, perguntou o educador físico Célio Gurgel. Como estamos alternando a caminhada com corrida, o professor graduou a aula de acordo com o nosso condicionamento físico. “Vocês vão suar um bocado, vão sentir alguns músculos que não costumam trabalhar, mas não vão ficar ‘quebradas’ não. Vão sair daqui felizes, com a sensação do dever cumprido e com vontade de fazer outra aula”. E não é que ele acertou?
O treino funcional é uma modalidade relativamente nova. A academia Cross Gym, primeira em Fortaleza a oferecer a atividade aos seus alunos, inovou com a aula “fora da sala de aula”. Num espaço grande e verde com piscina e equipamentos que vão da bola do Pilates à bicicleta ergométrica, o aluno pode escolher praticar o esporte “ao ar livre”. “As turmas foram crescendo e, a cada dia, temos procurado lançar novos horários. São aqueles alunos que não querem mais ficar fechados, na sala de musculação, mas querem resultados mais efetivos”, explica Célio Gurgel.
O treino funcional é super indicado para quem quer perder peso e melhorar o condicionamento físico.
E o professor tem razão. Foi-se o tempo em que o único motivo que tínhamos para praticar atividades físicas era a estética. Hoje, malhar é sinônimo de saúde. Isso tem levado as pessoas a procurarem modalidades cada vez mais completas e  que proporcionem boa forma e qualidade de vida. ”O treinamento funcional reúne todas as ferramentas necessárias para a promoção da saúde, melhoria da estética e performance”, destaca.
E a melhor notícia para a mulherada. O treinamento funcional emagrece! Diferente da musculação convencional, que trabalha grupos musculares em cada exercício, o objetivo do treino é trabalhar o corpo de forma global. Nessa nova – e divertida- forma de malhar, o maquinário tradicional das academias cede espaço a movimentos, acessórios e estímulos diferentes. “A musculação estimula somente a força. Já o treinamento funcional trabalha outras habilidades como equilíbrio, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência, evitando desequilíbrios musculares e lesão”, afirma o educador físico André Bellaguarda, que também ensina a modalidade. 
De acordo com André Bellaguarda, o treinamento funcional é indicado para todas as pessoas sejam elas atletas ou não, jovens ou idosos. “Com essa metodologia de treino conseguimos adaptar os exercícios de acordo com a necessidade especifica do aluno. Os interessados em aderir a essa nova modalidade de exercícios tem que ficar atento à qualificação dos profissionais. Muita gente diz que faz treinamento funcional, mas na realidade só faz um desequilíbrio, não utiliza, de fato, o método do treinamento funcional” conclui o especialista.
Quer saber? A aula acabou e ficou um gostinho de quero mais!
Quer saber? A aula acabou e ficou um gostinho de quero mais!
Descobrimos e trouxemos, para vocês, outros benefícios do Treinamento Funcional:
- Perda de Peso;
- Melhora da Postura;
- Melhora do equilíbrio muscular;
- Melhora do desempenho nos esportes;
- Diminuição de ocorrências de lesões;
- Melhora na eficiência dos movimentos;
- Maior estabilidade da coluna vertebral;
- Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
- Desenvolvimento da consciência sinestésica (sensação do movimento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário